Por que ler na infância é tão importante

josh applegate p KJvKVsH14 unsplash Easy Resize.com |

Um novo estudo sugere que ler na infância livros impressos pode ajudar as crianças a se tornarem pré-adolescentes mais equilibrados. 

O estudo sobre Desenvolvimento Cerebral e Saúde Infantil, com mais de 10.000 pré-adolescentes dos Estados Unidos, descobriu que aqueles que começaram a ler por diversão na infância tendiam a se sair melhor de várias maneiras: obtiveram pontuações mais altas em testes de habilidades como memória e desenvolvimento da fala; apresentaram menos problemas comportamentais e sintomas de depressão, além de mostrarem vantagem em certas medidas de estrutura cerebral. 

“É difícil separar os efeitos da leitura das outras coisas que acontecem na vida das crianças, incluindo seu relacionamento com os pais e o ambiente escolar”, disse Caitlin Canfield, uma psicóloga do desenvolvimento na NYU Grossman School of Medicine, na cidade de Nova York, que não participou do estudo. “Mas nesse estudo alguns sinais demonstraram uma conexão”:

Os pesquisadores não apenas obtiveram resultados de testes de aptidão e relatos dos pais, mas também dados de imagem cerebral. Quando examinaram as ressonâncias magnéticas cerebrais das crianças, observaram que os leitores precoces mostraram mais volume de tecido em áreas cerebrais envolvidas em processos relacionados à atenção e comportamento.

Outras pesquisas, segundo Canfield, já atestaram que a leitura das crianças está relacionada não apenas a pontuações mais altas em testes, mas também a benefícios menos óbvios, como menos solidão e maior autoestima. E os livros impressos parecem ser ainda melhores do que os livros eletrônicos: há evidências de que as crianças “captam mais conhecimento” ao ler livros impressos e simplesmente gostam mais da leitura. Os pais também frequentemente preferem os livros à moda antiga, dizendo que a experiência de ler com seus filhos é melhor dessa maneira. 

De acordo com a coautora do estudo, Barbara Sahakian, professora da Universidade de Cambridge no Reino Unido “A leitura não é apenas uma experiência prazerosa – é amplamente aceito que ela inspira o pensamento e a criatividade, aumenta a empatia e reduz o estresse, mas além disso, encontramos evidências significativas de que está ligada a fatores de desenvolvimento importantes em crianças, melhorando sua cognição, saúde mental e estrutura cerebral, que são fundamentais para a aprendizagem e o bem-estar futuro.” 

Os leitores precoces no estudo também mostraram outros padrões importantes: passavam menos tempo olhando para telas, incluindo TVs, tablets e telefones, e dormiam mais que seus colegas. São estes padrões que, segundo Canfield, podem ajudar, também, a explicar as pontuações mais altas nos testes e o melhor bem-estar mental das crianças. 

O que se descobriu é que tudo começa com o prazer pela leitura. Mas como desenvolver esse prazer? Apresentando novos livros, deixando as crianças folhearem e participarem da escolha. “Pode ser qualquer leitura que desperte o interesse”, afirma Canfield. E quanto mais cedo, melhor.

Fonte:

https://phys.org/news/2023-06-kids-pleasure-better-adjusted-teens.html

https://www.cambridge.org/core/journals/psychological-medicine/article/earlyinitiated-childhood-reading-for-pleasure-associations-with-better-cognitive-performance-mental-wellbeing-and-brain-structure-in-young-adolescence/03FB342223A3896DB8C39F171659AE33

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Home
Perfil
Produtos
0
Carrinho
WhatsApp
WhatsApp