Como trabalhar o livro “Depois da Montanha Azul” em sala de aula: atividades e reflexões para professores

Levar a literatura infantil para a sala de aula é uma das formas mais ricas de estimular o pensamento crítico, as emoções e a criatividade dos alunos. “Depois da Montanha Azul”, da Lagarta Editora, é um desses livros que convidam a olhar para dentro e para fora, despertando reflexões sobre pertencimento, gratidão e a importância de valorizar aquilo que temos ao nosso redor.

Se você é Professor(a) da Educação Infantil ou do Ensino Fundamental I, este post traz ideias práticas de como trabalhar o livro com sua turma.

 

Sobre o livro: uma história de descobertas e pertencimento

“Depois da Montanha Azul” conta a história de um personagem que, cansado da sua rotina, decide atravessar uma montanha em busca de algo melhor. No caminho, encontra novos cenários e pessoas diferentes. Mas ao final da jornada, percebe que o que mais queria… já estava com ele o tempo todo.

A obra é um convite à reflexão sobre gratidão, raízes, autoconhecimento e o valor das pequenas coisas da vida.

 

Temas transversais que o livro permite trabalhar

Pertencimento e Identidade
Gratidão e Valorização do Presente
Resiliência e Jornada Pessoal
Empatia e Diversidade Cultural
Meio Ambiente (valorização do lugar onde vivemos)

 

Sugestões de atividades pedagógicas

  1. Roda de conversa: “O que eu tenho de especial no meu lugar?”

Depois da leitura, convide os alunos a compartilhar o que eles mais gostam na própria casa, bairro ou escola. Pergunte:

  • Qual lugar da sua cidade você mais gosta?

  • O que você tem perto de casa que sente falta quando viaja?

  • Existe algo que você só encontra aqui?

👉 Objetivo: Trabalhar o senso de pertencimento e de gratidão.

 

  1. Mapa afetivo da escola ou da cidade

Peça para os alunos desenharem um “mapa afetivo”: pode ser da escola, da vizinhança ou da cidade. Cada um deve marcar os lugares que gosta ou que têm significado emocional.

👉 Dica interdisciplinar: Você pode trabalhar também com Geografia (noções de espaço) e Artes (desenho e representação).

 

  1. Reescrevendo o final da história

Proponha que os alunos criem um novo final para o livro:

  • E se o personagem decidisse não voltar?

  • O que ele teria aprendido de diferente?

  • Que novas aventuras ele poderia viver?

👉 Habilidades trabalhadas: Escrita criativa, expressão oral e interpretação de texto.

 

  1. Construção de um mural coletivo: “Coisas boas que já temos”

Monte um mural com recortes, desenhos ou palavras sobre tudo o que os alunos reconhecem como coisas boas em suas vidas. Pode ser desde “meus amigos” até “as árvores da escola”.

👉 Integração com BNCC: Campo de experiências “O eu, o outro e o nós” (na Educação Infantil) ou os componentes de Língua Portuguesa e Ciências Humanas (no Ensino Fundamental).

 

  1. Produção de texto: “Minha própria montanha azul”

Peça aos alunos que escrevam (ou desenhem, no caso dos menores) sobre um desafio pessoal que enfrentaram e o que aprenderam com isso.

 

Como conectar a história com outras áreas do conhecimento

  • Geografia: Explorar noções de lugar, espaço e deslocamento.

  • Ciências: Trabalhar o tema do meio ambiente local e a relação com a natureza.

  • Arte: Criar ilustrações inspiradas na viagem do personagem.

  • Língua Portuguesa: Análise de texto, produção escrita, interpretação.

 

Sugestão de fechamento: Projeto de leitura em família

Como lição de casa, incentive os alunos a reler o livro com os pais ou responsáveis e depois contar o que a família achou da história. Isso reforça o vínculo escola-família.

 

Conclusão

“Depois da Montanha Azul” é muito mais que uma história bonita. É um convite à reflexão, ao diálogo e ao desenvolvimento socioemocional das crianças.

É um livro já adotado em várias escolas públicas e privadas de todo o País.

Sobre as autoras:

Christiane Gribel

Tem 10 livros publicados, entre eles Histórias de Um Pequeno Astronauta ( Prêmio Jabuti), Com aPulga Atrás da Orelha ( Prêmio Jabuti “Melhor Ilustração), Minhas Férias Pula uma Linha Parágrafo ( um de seus livros mais adotados em todo o Brasil), a série Cinthia Holmes & Watson, Não Vou Dormir ( livro traduzido para espanhol, inglês ), entre outros. Seus livros estando nas listas de recomendações de leitura do MEC e foram já foram adotados, além do Brasil , em países como Argentina e México.

Bebel Calage

Premiada internacionalmente por seu trabalho na imprensa, ilustrando crônicas de autores renomados como Moacir Scliar e Marta Medeiros. Já ilustrou vários outros livros infantis como O Lobo e os Sete Cabritinhos, Vovó Viaja e Não Sai de Casa, Da Minha Praia Até o Japão, The Purple Slipper, Rapunzel e a Compoteira. Este último finalista do Prêmio Jabuti na categoria Melhor Ilustração.

 

📌 Se você quiser adquirir exemplares para a sua turma ou saber mais sobre o livro, clique aqui: Conheça o livro na Lagarat Editora

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