Levar a literatura infantil para a sala de aula é uma das formas mais ricas de estimular o pensamento crítico, as emoções e a criatividade dos alunos. “Depois da Montanha Azul”, da Lagarta Editora, é um desses livros que convidam a olhar para dentro e para fora, despertando reflexões sobre pertencimento, gratidão e a importância de valorizar aquilo que temos ao nosso redor.
Se você é Professor(a) da Educação Infantil ou do Ensino Fundamental I, este post traz ideias práticas de como trabalhar o livro com sua turma.
Sobre o livro: uma história de descobertas e pertencimento
“Depois da Montanha Azul” conta a história de um personagem que, cansado da sua rotina, decide atravessar uma montanha em busca de algo melhor. No caminho, encontra novos cenários e pessoas diferentes. Mas ao final da jornada, percebe que o que mais queria… já estava com ele o tempo todo.
A obra é um convite à reflexão sobre gratidão, raízes, autoconhecimento e o valor das pequenas coisas da vida.
Temas transversais que o livro permite trabalhar
✅ Pertencimento e Identidade
✅ Gratidão e Valorização do Presente
✅ Resiliência e Jornada Pessoal
✅ Empatia e Diversidade Cultural
✅ Meio Ambiente (valorização do lugar onde vivemos)
Sugestões de atividades pedagógicas
- Roda de conversa: “O que eu tenho de especial no meu lugar?”
Depois da leitura, convide os alunos a compartilhar o que eles mais gostam na própria casa, bairro ou escola. Pergunte:
- Qual lugar da sua cidade você mais gosta?
- O que você tem perto de casa que sente falta quando viaja?
- Existe algo que você só encontra aqui?
👉 Objetivo: Trabalhar o senso de pertencimento e de gratidão.
- Mapa afetivo da escola ou da cidade
Peça para os alunos desenharem um “mapa afetivo”: pode ser da escola, da vizinhança ou da cidade. Cada um deve marcar os lugares que gosta ou que têm significado emocional.
👉 Dica interdisciplinar: Você pode trabalhar também com Geografia (noções de espaço) e Artes (desenho e representação).
- Reescrevendo o final da história
Proponha que os alunos criem um novo final para o livro:
- E se o personagem decidisse não voltar?
- O que ele teria aprendido de diferente?
- Que novas aventuras ele poderia viver?
👉 Habilidades trabalhadas: Escrita criativa, expressão oral e interpretação de texto.
- Construção de um mural coletivo: “Coisas boas que já temos”
Monte um mural com recortes, desenhos ou palavras sobre tudo o que os alunos reconhecem como coisas boas em suas vidas. Pode ser desde “meus amigos” até “as árvores da escola”.
👉 Integração com BNCC: Campo de experiências “O eu, o outro e o nós” (na Educação Infantil) ou os componentes de Língua Portuguesa e Ciências Humanas (no Ensino Fundamental).
- Produção de texto: “Minha própria montanha azul”
Peça aos alunos que escrevam (ou desenhem, no caso dos menores) sobre um desafio pessoal que enfrentaram e o que aprenderam com isso.
Como conectar a história com outras áreas do conhecimento
- Geografia: Explorar noções de lugar, espaço e deslocamento.
- Ciências: Trabalhar o tema do meio ambiente local e a relação com a natureza.
- Arte: Criar ilustrações inspiradas na viagem do personagem.
- Língua Portuguesa: Análise de texto, produção escrita, interpretação.
Sugestão de fechamento: Projeto de leitura em família
Como lição de casa, incentive os alunos a reler o livro com os pais ou responsáveis e depois contar o que a família achou da história. Isso reforça o vínculo escola-família.
Conclusão
“Depois da Montanha Azul” é muito mais que uma história bonita. É um convite à reflexão, ao diálogo e ao desenvolvimento socioemocional das crianças.
É um livro já adotado em várias escolas públicas e privadas de todo o País.
Sobre as autoras:
Christiane Gribel
Tem 10 livros publicados, entre eles Histórias de Um Pequeno Astronauta ( Prêmio Jabuti), Com aPulga Atrás da Orelha ( Prêmio Jabuti “Melhor Ilustração), Minhas Férias Pula uma Linha Parágrafo ( um de seus livros mais adotados em todo o Brasil), a série Cinthia Holmes & Watson, Não Vou Dormir ( livro traduzido para espanhol, inglês ), entre outros. Seus livros estando nas listas de recomendações de leitura do MEC e foram já foram adotados, além do Brasil , em países como Argentina e México.
Bebel Calage
Premiada internacionalmente por seu trabalho na imprensa, ilustrando crônicas de autores renomados como Moacir Scliar e Marta Medeiros. Já ilustrou vários outros livros infantis como O Lobo e os Sete Cabritinhos, Vovó Viaja e Não Sai de Casa, Da Minha Praia Até o Japão, The Purple Slipper, Rapunzel e a Compoteira. Este último finalista do Prêmio Jabuti na categoria Melhor Ilustração.
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